Roteiro de 15 dias de carro pela Estrada Real

8 minutos de leitura

Atualizado em:

Recentemente fizemos uma viagem de 15 dias de carro por trechos da Estrada Real saindo do Rio de Janeiro, fizemos o chamado caminho novo até Belo Horizonte, e depois o caminho velho até Party. Este post é um resumo dessa viagem com dicas de atrações turísticas pelas quais passamos. Assistam também o vídeo da nossa viagem. Não é um guia definitivo, e nem contém tudo que é possível fazer nestas cidades, apenas o roteiro da minha viagem.

[adsforwp id="2743"]

Dia 1

Começamos nossa viagem saindo do Rio de Janeiro pela manhã e subindo a serra de Petrópolis rumo a Juiz de Fora, fizemos uma parada no Mirante do Cristo, em Petrópolis, o que dá belas fotos e almoçamos no castelo de Itaipava, que tem uma boa comida.

[caption id="attachment_2053" align="aligncenter" width="800"] Mirante de Petrópolis, RJ[/caption]

Continuando viagem pela BR 040, chegamos em Juiz de Fora no fim da tarde e fomos no Mirante do morro do Cristo, que tem uma bela vista da mesma.

[caption id="attachment_2052" align="aligncenter" width="800"] Mirante do morro do Cristo, Juiz de Fora, MG[/caption]

A noite, jantamos no restaurante Bertu`s, que tem uma comida fantástica, é imperdível!

Dia 2

Pela manhã, visitamos o Parque e Museu Mariano Procópio, ainda em Juiz de Fora. O parque é muito bonito, vale a caminhada, e o museu tem lindas obras de arte.

[caption id="attachment_2054" align="aligncenter" width="800"] Parque Mariano Procópio, Juiz de Fora, MG[/caption]

[caption id="attachment_2068" align="aligncenter" width="800"] Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora, MG[/caption]

Continuamos viagem para Ouro Preto, chegamos no fim da tarde, e ainda deu tempo de visitar a Igreja do Carmo e o Museu dos Inconfidentes.

[caption id="attachment_2058" align="aligncenter" width="800"] Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Ouro Preto, MG[/caption]

[adsforwp id="2742"]

Dia 3

Pela manhã visitamos a Mina do Palácio Velho, uma mina recém aberta para o público, bem confortável de andar, mas com toda uma carga histórica.

[caption id="attachment_2061" align="aligncenter" width="800"] Mina do palácio velho, Ouro Preto, MG[/caption]

Visitamos o Museu Casa dos Contos, prédio que serviu de posto para registro de todo o ouro que era extraído da cidade, hoje guarda a história do dinheiro do nosso país, vale muito a visita.

[caption id="attachment_2062" align="aligncenter" width="800"] Museu casa dos contos, Ouro Preto, MG[/caption]

Do lado do museu tem um restaurante chamado O Passo, que sem dúvidas é o melhor restaurante de Ouro Preto, vale tirar um dia a almoçar por lá.

[caption id="attachment_2064" align="aligncenter" width="800"] Restaurante O Passo, Ouro Preto, MG[/caption]

Neste dia ainda visitamos a Igreja do Pilar, igreja com mais ornamentos de ouro do Brasil, vale uma visita guiada. Visitamos também a Igreja do Rosário, erguida para que os negros da época tivessem uma local para cultuar, já que não podiam frequentar as outras igrejas. Foi bem interessante visitar as duas igrejas citadas uma seguida da outra, para sentir a diferença que essas duas classes sociais tinham na época.

[caption id="attachment_2059" align="aligncenter" width="800"] Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Ouro Preto, MG[/caption]

Dia 4

Continuando em Ouro Preto, visitamos a Igreja de São Francisco de Assis, e a Igreja Santa Efigênia.

Uma visita que está um pouco fora do roteiro padrão da cidade, é o Museu casa dos inconfidentes, que recomendo fortemente, foi a casa usada para muitas das reuniões dos inconfidentes, e por mais que não tenha nenhum móvel deles, já que foram todos confiscados, é repleto de história. Lá conhecemos o guia Beto, super simpático, aprendemos muito com ele

[caption id="attachment_2057" align="aligncenter" width="800"] Museu casa dos Inconfidentes, Ouro Preto, MG[/caption]

Não deixe de jantar uma noite no restaurante Escadabaixo, excelente comida.

[adsforwp id="2743"]

Dia 5

Neste dia fomos para a cidade de Mariana de trem, ele sai de Ouro Preto de sexta a domingo, compre seu bilhete de ida e volta na estação de trem da cidade, você irá contemplar belas vistas durante a viagem.

[caption id="attachment_2066" align="aligncenter" width="800"] Trem de Ouro Preto para Mariana, MG[/caption]

Chegando em Mariana, visitamos a Igreja São Francisco de Assis na Praça Minas Gerais.

[caption id="attachment_2071" align="aligncenter" width="800"] Praça Minas Gerais, Mariana, MG[/caption]

Depois de voltar para Ouro Preto no trem vindo de Mariana, partimos para Belo Horizonte. No caminho, uma rápida parada em Congonhas para conhecer os 12 profetas de Aleijadinho no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos.

[caption id="attachment_2065" align="aligncenter" width="800"] Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, Congonhas, MG[/caption]

Visitamos também o Museu de Congonhas.

Dia 6

Em Belo Horizonte fomos conhecer o Mercado Central, onde vale o almoço no restaurante Casa Cheia.

A tarde um passeio na Praça da Liberdade, e nos espaços culturais em volta, o Espaço do conhecimento da UFMG, o Museu de Minas e Metais da Gerdau e o Museu Memorial Minas Gerais da Vale.

[caption id="attachment_2081" align="aligncenter" width="800"] Praça da Liberdade, Belo Horizonte, MG[/caption]

Dia 7

Neste dia, como era um domingo, fomos conhecer a Feira Hippie, que funciona apenas neste dia, onde a Av. Afonso Pena é fechada para a montagem das barracas, vele o passeio.

[caption id="attachment_2074" align="aligncenter" width="800"] Feira Hippie, Belo Horizonte, MG[/caption]

Visitamos também o Museu de Artes e Ofícios.

[caption id="attachment_2079" align="aligncenter" width="800"] Museu de Artes e Ofícios, Belo Horizonte, MG[/caption]

Dia 8

Como este dia da viagem caiu em uma segunda, quase nenhuma atração é aberta, aproveitamos para descansar um pouco, e visitar a Lagoa da Pampulha.

[caption id="attachment_2078" align="aligncenter" width="800"] Lagoa da Pampulha, Belo Horizonte, MG[/caption]

Dia 9

Saímos cedo de Belo Horizonte neste dia para passar o dia no Instituto Inhotin, na cidade de Brumadinho. O local é maravilhoso, uma área gigantesca de flora, muito bem cuidada, e vários prédios com obras de artes moderna para apreciar. Ficamos apenas um dia lá e não conseguimos ver tudo, minha sugestão é se programar para dois dias, para conseguir andar tudo com calma. Se quiser economizar na alimentação, recomendo o restaurante Oiticica dentro do próprio instituto, é o restaurante mais barato lá dentro, mas com uma comida muito gostosa.

[caption id="attachment_2076" align="aligncenter" width="800"] Instituto Inhotin, Brumadinho, MG[/caption]

[caption id="attachment_2082" align="aligncenter" width="800"] Instituto Inhotin, Brumadinho, MG[/caption]

Partimos direto para Tiradentes.

[adsforwp id="2742"]

Dia 10

Em Tiradentes visitamos o Museu casa Padre Toledo, um dos inconfidentes.

[caption id="attachment_2080" align="aligncenter" width="800"] Museu casa Padre Toledo. Tiradentes, MG[/caption]

Visitamos a Igreja Matriz de Santo Antônio e a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

[caption id="attachment_2075" align="aligncenter" width="800"] Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes, MG[/caption]

Vale a visita ao Museu de Sant`Ana, construido em uma antiga prisão.

Passamos o resto do dia passeando pelas ruas da cidade.

Dia 11

Neste dia, fomos para a cidade de Carrancas para um passeio de Quadriciclo na Carrancas Eco Adventure. Foi uma ótima aventura, com lindas paisagens.

[caption id="attachment_2089" align="aligncenter" width="800"] Passeio de Quadriciclo em Carrancas, MG[/caption]

[caption id="attachment_2095" align="aligncenter" width="800"] Carrancas, MG[/caption]

[caption id="attachment_2085" align="aligncenter" width="800"] Carrancas, MG[/caption]

Depois da aventura, visitamos a Igreja Matriz de Carrancas e almoçamos uma deliciosa truta no restaurante Adobe.

Dia 12

Neste dia passamos o maior parte dele viajando para São Lourenço. De manhã tiramos uma foto de época, no estúdio de fotografia Traços de época.

Não deixe de conhecer a Doceria Flor de Lótus no centro de Tiradentes, doces maravilhosos.

Dia 13

Em São Lourenço passamos a manhã no Parque das Águas e passeando pelas ruas da cidade. Não deixe de levar um doce de leite da marca São Lourenço, o melhor que já comi.

[caption id="attachment_2088" align="aligncenter" width="800"] Parque das águas, São Lourenço, MG[/caption]

O restante do dia gastamos parta chegar em Paraty, a estrada Paraty-Cunha é linda, pena que, quando passamos, o tempo estava nublado.

[caption id="attachment_2087" align="aligncenter" width="800"] Estrada Paraty Cunha[/caption]

Dia 14

Neste dia que teríamos para aproveitar Paraty, o tempo não ajudou, só passeamos pelo centro histórico da cidade e almoçamos no restaurante Sancho Pança, o qual recomendo muito.

[caption id="attachment_2086" align="aligncenter" width="800"] Paraty, RJ[/caption]

Dia 15

Último dia, hora de ir para casa!  Vale a pena a parada no Quiosque São Francisco, para deliciar um fruto do mar antes de continuar na Rio-Santos.

[caption id="attachment_2090" align="aligncenter" width="800"] Quiosque São Francisco, Paraty, RJ[/caption]

Conclusão

Espero que este roteiro ajudar a planejar sua viagem, a minha foi inesquecível, conhecer mais da nossa história e das belezas do nosso pais, não tem preço.

Referências:

www.institutoestradareal.com.br

www.viajenaviagem.com/2014/11/bh-inhotim-ouro-preto-tiradentes-roteiro

www.viagenspossiveis.com.br/roteiro-de-6-dias-pela-estrada-real

viagemeturismo.abril.com.br/materias/roteiro-cidades-historicas-charmosas-no-caminho-velho-da-estrada-real