Jogo da Velha em Java
Atualizado em:
Nos meios dos meus códigos antigos, achei esse jogo da velha que fiz, ainda na faculdade, como avaliação da disciplina de programação.
Não reparem muito nó código, pois está um POG gigante! Mas acho que serve de exemplo para quem estiver interessado:
package jogodavelha; import java.awt.Color; import java.awt.Container; import java.awt.Dimension; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.Toolkit; import java.awt.event.ActionEvent; import java.awt.event.ActionListener; import javax.swing.Box; import javax.swing.JButton; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JLabel; /** * * Jogo da Velha por * Paulo Collares * 04-10-2008 */ public class VelhaFrame extends JFrame { private JButton[] button; private JButton button1; private JLabel jogador1; private JLabel jogador2; private JLabel Lpnt1; private JLabel Lpnt2; private int quemJoga = 0; private int pnt1 = 0; private int pnt2 = 0; private JLabel guia; private JLabel copyright; public void acao(int bnt) { String XO; if (quemJoga == 0) { XO = "X"; quemJoga = 1; guia.setText("Vez do Jogador 2"); } else { XO = "O"; quemJoga = 0; guia.setText("Vez do Jogador 1"); } button[bnt].setText(XO); button[bnt].setEnabled(false); verifica(XO); } public boolean verifica(String XO) { //verificações horizontais if ((button[0].getText().equals(XO)) && (button[1].getText().equals(XO)) && (button[2].getText().equals(XO))) { button[0].setBackground(Color.green); button[1].setBackground(Color.green); button[2].setBackground(Color.green); ganhou(XO); return true; } if ((button[3].getText().equals(XO)) && (button[4].getText().equals(XO)) && (button[5].getText().equals(XO))) { button[3].setBackground(Color.green); button[4].setBackground(Color.green); button[5].setBackground(Color.green); ganhou(XO); return true; } if ((button[6].getText().equals(XO)) && (button[7].getText().equals(XO)) && (button[8].getText().equals(XO))) { button[6].setBackground(Color.green); button[7].setBackground(Color.green); button[8].setBackground(Color.green); ganhou(XO); return true; } //verificaçoes verticais if ((button[0].getText().equals(XO)) && (button[3].getText().equals(XO)) && (button[6].getText().equals(XO))) { button[0].setBackground(Color.green); button[3].setBackground(Color.green); button[6].setBackground(Color.green); ganhou(XO); return true; } if ((button[1].getText().equals(XO)) && (button[4].getText().equals(XO)) && (button[7].getText().equals(XO))) { button[1].setBackground(Color.green); button[4].setBackground(Color.green); button[7].setBackground(Color.green); ganhou(XO); return true; } if ((button[2].getText().equals(XO)) && (button[5].getText().equals(XO)) && (button[8].getText().equals(XO))) { button[2].setBackground(Color.green); button[5].setBackground(Color.green); button[8].setBackground(Color.green); ganhou(XO); return true; } //verificações diagonais if ((button[0].getText().equals(XO)) && (button[4].getText().equals(XO)) && (button[8].getText().equals(XO))) { button[0].setBackground(Color.green); button[4].setBackground(Color.green); button[8].setBackground(Color.green); ganhou(XO); return true; } if ((button[2].getText().equals(XO)) && (button[4].getText().equals(XO)) && (button[6].getText().equals(XO))) { button[2].setBackground(Color.green); button[4].setBackground(Color.green); button[6].setBackground(Color.green); ganhou(XO); return true; } //verifica se deu velha if ((button[0].getText() != " ") && (button[1].getText() != " ") && (button[2].getText() != " ") && (button[3].getText() != " ") && (button[4].getText() != " ") && (button[5].getText() != " ") && (button[6].getText() != " ") && (button[7].getText() != " ") && (button[8].getText() != " ")) { for (int i = 0; i < 9; i++) { button[i].setBackground(Color.red); } velha(); return true; } return true; } public void velha() { for (int i = 0; i < 9; i++) { button[i].setEnabled(false); } button1.setVisible(true); guia.setText("Deu Velha"); } public void ganhou(String XO) { for (int i = 0; i < 9; i++) { button[i].setEnabled(false); } String texto; if (XO == "X") { texto = "Jogador 1 Venceu"; pnt1++; } else { texto = "Jogador 2 Venceu"; pnt2++; } Lpnt1.setText(Integer.toString(pnt1)); Lpnt2.setText(Integer.toString(pnt2)); button1.setVisible(true); guia.setText(texto); } public void newGame() { button1.setVisible(false); guia.setText("Vez do Jogador 1"); quemJoga = 0; for (int i = 0; i < 9; i++) { button[i].setText(" "); button[i].setBackground(button1.getBackground()); button[i].setEnabled(true); } } public VelhaFrame() { super(); setTitle("Jogo da Velha"); Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit(); Dimension d = tk.getScreenSize(); Box editBox = Box.createVerticalBox(); Box[] box = new Box[8]; button = new JButton[9]; guia = new JLabel("Vez do Jogador 1"); copyright = new JLabel("by PCollares"); for (int i = 0; i < 8; i++) { box[i] = Box.createHorizontalBox(); } for (int i = 0; i < 9; i++) { button[i] = new JButton(" "); } button1 = new JButton("Novo Jogo"); button1.setVisible(false); jogador1 = new JLabel(); jogador2 = new JLabel(); jogador1.setText("Jogador 1"); jogador2.setText("Jogador 2"); Lpnt1 = new JLabel(); Lpnt2 = new JLabel(); Lpnt1.setText("0"); Lpnt2.setText("0"); box[0].add(jogador1); box[0].add(Box.createHorizontalStrut(30)); box[0].add(jogador2); box[1].add(Lpnt1); box[1].add(Box.createHorizontalStrut(30)); box[1].add(Lpnt2); box[2].add(guia); box[3].add(button[0]); box[3].add(button[1]); box[3].add(button[2]); box[4].add(button[3]); box[4].add(button[4]); box[4].add(button[5]); box[5].add(button[6]); box[5].add(button[7]); box[5].add(button[8]); box[6].add(button1); box[7].add(copyright); editBox.add(box[0]); editBox.add(box[1]); editBox.add(Box.createVerticalStrut(30)); editBox.add(box[2]); editBox.add(box[3]); editBox.add(box[4]); editBox.add(box[5]); editBox.add(box[6]); editBox.add(box[7]); Container container = getContentPane(); container.setLayout(new FlowLayout()); container.add(editBox); setSize(230, 250); setLocation((d.width - 230) / 2, (d.height - 250) / 2); setVisible(true); button[0].addActionListener(new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent arg0) { acao(0); } }); button[1].addActionListener(new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent arg0) { acao(1); } }); button[2].addActionListener(new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent arg0) { acao(2); } }); button[3].addActionListener(new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent arg0) { acao(3); } }); button[4].addActionListener(new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent arg0) { acao(4); } }); button[5].addActionListener(new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent arg0) { acao(5); } }); button[6].addActionListener(new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent arg0) { acao(6); } }); button[7].addActionListener(new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent arg0) { acao(7); } }); button[8].addActionListener(new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent arg0) { acao(8); } }); button1.addActionListener(new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent arg0) { newGame(); } }); } }
No método principal, basta construir o frame:
package jogodavelha; public class JogoDaVelha { public static void main(String[] args) { VelhaFrame vf = new VelhaFrame(); vf.setVisible(true); } }
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