Algoritmo Genético com Java - Mínimo de Funções Reais

13 minutos de leitura

Atualizado em:

AG - Funções

Introdução

Já mencionei Algoritmos Genéticos em outra postagem, veja aqui, abaixo a introdução da mesma, se você já esta familiarizado com AGs ou já leu este post, vá para Descrição do Algoritmo.

Algoritmos Genéticos, AGs, são métodos de busca inspirados na evolução dos seres vivos, introduzidos por John Holland (1975) e popularizados por um de seus alunos, David Goldberg (1989), seguem o princípio da seleção natural e sobrevivência dos mais aptos, segundo Charles Darwin (1859). Ele propôs que quanto mais apto um indivíduo for de sobreviver em um meio ambiente, mais chances ele terá de se reproduzir e passar sua carga genética para seus descendentes.

É nisto que se baseia os Algoritmos Genéticos, buscar boas soluções em um espaço de busca grande, em que uma busca pontual seria muito cara.

Se quiser saber mais sobre AGs, leia este ótimo material: INTRODUÇÃO AOS ALGORITMOS GENÉTICOS (Estéfane G. M. de Lacerda e André Carlos P. L. F. de Carvalho)

Descrição do Algoritmo

AG - Funções

Foi proposto o desenvolvimento de uma aplicação para minimizar funções com ótimos conhecidos utilizando Algoritmos Genéticos com uma abordagem clássica. Este trabalho traz o resultado deste desenvolvimento.

As funções foram retiradas do artigo: Evolutionary Programming Made Faster (Xin Yao, Senior Member, IEEE, Yong Liu, Student Member, IEEE, and Guangming Lin). Deste artigo foi apenas aproveitado as funções de teste e os parâmetros.

Abaixo um resumo dos dados das funções utilizadas neste AG.

[caption id="attachment_953" align="aligncenter" width="598"]Funções de Teste do AG Funções de Teste do AG[/caption]

Implementação

Para a codificação desta aplicação, foi utilizado como linguagem o Java (JDK 1.7), sistema operacional, Windows 8 e Linux Debian 6. Não foi utilizado nenhuma biblioteca externa para a codificação do AG.

Há uma interface gráfica para facilitar a execução e parametrização das execuções, e a apresentação de um gráfico mostrando a evolução da população ao longo das gerações. Para isto foi utilizado a biblioteca jFreeChart.

Utilizei representação real, através do tipo primitivo double (64 bits) do Java.

Seleção foi obtida pelo método da seleção por torneio, sorteando 2 Indivíduos da população e selecionando o com maior aptidão.

O crossover utilizado foi o crossover aritmético, com valor de beta = 0.3.

[caption id="attachment_947" align="aligncenter" width="159"]Crossover aritimético Crossover aritimético[/caption]

Seu funcionamento pode ser demonstrado abaixo:

[caption id="attachment_948" align="aligncenter" width="636"]Crossover aritimético - Exemplo Crossover aritimético - Exemplo[/caption]

Este operador foi escolhido, pois foi o que melhor apresentou resultados, os outros operadores testados foram: o crossover linear, o crossover BLX-α, e o crossover de média geométrica.

Para o operador de mutação, utilizei utilizei a mutação uniforme, que simplesmente substitui um gene por um número aleatório no espaço de busca.
Utilizo a biblioteca JFreeChart para apresentar um gráfico de convergência da população ao longo das gerações. Jars para importar: jcommon-1.0.17.jar e jfreechart-1.0.14.jar.

[caption id="attachment_957" align="aligncenter" width="600"]AG - Funções - Gráfico de Convergência AG - Funções - Gráfico de Convergência[/caption]

Parâmetros

Os melhores resultados foram obtidos com uma taxa de crossover de 90% e mutação de 3%, o tamanho da população de 500 indivíduos, e um número máximo de gerações definidas para cada função.

Resultados

O algoritmo atingiu bons resultados, apesar de, não tão bons usando os valores do artigo, com o número de gerações máximas do artigo, em poucas funções obteve-se o mínimo dela, já aumentando este valor ou diminuindo a dimensão (N) o valor de mínimo é encontrado na maioria das funções.

[caption id="attachment_958" align="aligncenter" width="600"]AG - Funções AG - Funções[/caption]

Código fonte

Você pode baixar o código fonte completo aqui, abaixo apenas demonstrações de algumas das classes do projeto ou veja no meu Github: https://github.com/pcollares/exemplos-blog/tree/master/AG-Funcoes

Algoritimo.java

package operacao;

import dominio.Funcoes;
import dominio.Individuo;
import dominio.Populacao;
import java.util.Random;

/**
 * Classe que mantém dados do algorítimo, com taxa de crossover e mutação,
 * função e população corrente ...
 *
 * @author pcollares
 */
public class Algoritimo {

    private static double taxaDeCrossover;
    private static double taxaDeMutacao;
    private static Funcoes funcao;
    private static Populacao populacaoAtual;
    public static int N = 30;

    public static Populacao novaGeracao(Populacao populacao, int geracao, boolean elitismo) {
        Random r;
        Populacao novaPopulacao = new Populacao(populacao.getTamPopulacao(), false);

        if (elitismo) {
            novaPopulacao.setIndividuo(populacao.getIndivduo(0));
        }

        while (novaPopulacao.getNumIndividuos() < novaPopulacao.getTamPopulacao()) {
            Individuo[] pais = new Individuo[2];
            pais[0] = selecaoTorneio(populacao);
            pais[1] = selecaoTorneio(populacao);

            Individuo[] filhos;

            r = new Random();
            if (r.nextDouble() <= taxaDeCrossover) {
                filhos = crossover(pais);
                filhos[0].setGeracao(geracao);
                filhos[1].setGeracao(geracao);
                novaPopulacao.setIndividuo(filhos[0]);
                novaPopulacao.setIndividuo(filhos[1]);
            } else {
                novaPopulacao.setIndividuo(pais[0]);
                novaPopulacao.setIndividuo(pais[1]);
            }
        }

        double aptidaoMedia = novaPopulacao.getMediaAptidao();
        for (int i = 0; i < novaPopulacao.getTamPopulacao(); i++) {
            novaPopulacao.getIndivduo(i).aplicaMutacao(aptidaoMedia);
        }

        novaPopulacao.ordenaPopulacao();
        return novaPopulacao;
    }

    public static Individuo selecaoTorneio(Populacao populacao) {
        int n = 2;
        Random r;
        Populacao populacaoIntermediaria = new Populacao(n, false);

        r = new Random();
        for (int i = 0; i < n; i++) {
            int pos = r.nextInt(populacao.getTamPopulacao());
            populacaoIntermediaria.setIndividuo(populacao.getIndivduo(pos));
        }
        populacaoIntermediaria.ordenaPopulacao();

        return populacaoIntermediaria.getIndivduo(0);
    }

    public static Individuo[] crossover(Individuo pais[]) {

        Individuo filhos[] = new Individuo[2];

        double geneFilho1[] = new double[Algoritimo.N];
        double geneFilho2[] = new double[Algoritimo.N];

        for (int i = 0; i < Algoritimo.N; i++) {
            geneFilho1[i] = crossoverAritimetico(pais[0].getGene()[i], pais[1].getGene()[i], 1);
            geneFilho2[i] = crossoverAritimetico(pais[0].getGene()[i], pais[1].getGene()[i], 2);
        }

        filhos[0] = new Individuo(geneFilho1);
        filhos[1] = new Individuo(geneFilho2);

        return filhos;
    }

    public static double crossoverAritimetico(double gene1, double gene2, int parte) {

        double beta = 0.3;
        double geneFilho;

        if (parte == 1) {
            geneFilho = beta * gene1 + (1 - beta) * gene2;
        } else {
            geneFilho = (1 - beta) * gene1 + beta * gene2;
        }

        return geneFilho;
    }

    public static double getTaxaDeCrossover() {
        return taxaDeCrossover;
    }

    public static void setTaxaDeCrossover(double taxaDeCrossover) {
        Algoritimo.taxaDeCrossover = taxaDeCrossover;
    }

    public static double getTaxaDeMutacao() {
        return taxaDeMutacao;
    }

    public static void setTaxaDeMutacao(double taxaDeMutacao) {
        Algoritimo.taxaDeMutacao = taxaDeMutacao;
    }

    public static Funcoes getFuncao() {
        return funcao;
    }

    public static void setFuncao(Funcoes funcao) {
        Algoritimo.funcao = funcao;
    }

    public static Populacao getPopulacaoAtual() {
        return populacaoAtual;
    }

    public static void setPopulacaoAtual(Populacao populacaoAtual) {
        Algoritimo.populacaoAtual = populacaoAtual;
    }
}

Populacao.java

package dominio;

/**
 * Classe que define uma população
 *
 * @author pcollares
 */
public class Populacao {

    private Individuo[] individuos;
    private int tamPopulacao;

    public Populacao(int tamPop, boolean geraPopulacaoAleatoria) {
        tamPopulacao = tamPop;
        individuos = new Individuo[tamPop];

        for (int i = 0; i < individuos.length; i++) {
            if (geraPopulacaoAleatoria) {
                individuos[i] = new Individuo();
            } else {
                individuos[i] = null;
            }
        }
    }

    public void ordenaPopulacao() {
        boolean trocou = true;
        while (trocou) {
            trocou = false;
            for (int i = 0; i < individuos.length - 1; i++) {
                if (individuos[i].getAptidao() > individuos[i + 1].getAptidao()) {
                    Individuo temp = individuos[i];
                    individuos[i] = individuos[i + 1];
                    individuos[i + 1] = temp;
                    trocou = true;
                }
            }
        }
    }

    public int getNumIndividuos() {
        int num = 0;
        for (int i = 0; i < individuos.length; i++) {
            if (individuos[i] != null) {
                num++;
            }
        }
        return num;
    }

    public int getTamPopulacao() {
        return tamPopulacao;
    }

    public Individuo getIndivduo(int pos) {
        return individuos[pos];
    }

    public void setIndividuo(Individuo individuo, int posicao) {
        individuos[posicao] = individuo;
    }

    public void setIndividuo(Individuo individuo) {
        for (int i = 0; i < individuos.length; i++) {
            if (individuos[i] == null) {
                individuos[i] = individuo;
                return;
            }
        }
    }

    public double getMediaAptidao() {
        double media = getSomaDaAptidao() / getNumIndividuos();
        return media;
    }

    public double getSomaDaAptidao() {
        double total = 0;
        for (int i = 0; i < individuos.length; i++) {
            if (individuos[i] != null) {
                total += individuos[i].getAptidao();
            }
        }
        return total;
    }
}

Individuo.java

package dominio;

import java.util.Random;
import operacao.Algoritimo;

/**
 * Classe que define um indivíduo
 *
 * @author pcollares
 */
public class Individuo {

    private double gene[] = new double[Algoritimo.N];
    private double aptidao;
    private int geracao;

    public Individuo(double[] gene) {
        this.gene = gene;
        aptidao = Algoritimo.getFuncao().resolve(gene);
    }

    public Individuo() {

        for (int i = 0; i < gene.length; i++) {
            double g = geneAleatorio();
            this.gene[i] = g;
        }
        aptidao = Algoritimo.getFuncao().resolve(gene);
    }

    public void aplicaMutacao(double aptidaoMedia) {
        Random r = new Random();
        double taxaMutacao = Algoritimo.getTaxaDeMutacao();

        //Melhores indivíduos tem menos chances de sofrerem mutação
        if (aptidao < aptidaoMedia) {
            taxaMutacao = taxaMutacao / 10;
        }

        if (r.nextDouble() <= taxaMutacao) {
            r = new Random();
            this.gene[r.nextInt(gene.length)] = geneAleatorio();
            aptidao = Algoritimo.getFuncao().resolve(gene);
        }
    }

    public double[] getGene() {
        return gene;
    }

    public double getAptidao() {
        return aptidao;
    }

    private double geneAleatorio() {
        Random r = new Random();
        double v = r.nextDouble();
        double diff = Algoritimo.getFuncao().getMax() - Algoritimo.getFuncao().getMin();
        double valor = Algoritimo.getFuncao().getMin() + v * diff;
        return valor;
    }

    public int getGeracao() {
        return geracao;
    }

    public void setGeracao(int geracao) {
        this.geracao = geracao;
    }

    @Override
    public String toString() {
        String s = "[ ";
        for (int i = 0; i < gene.length; i++) {
            s += gene[i] + " ";
        }
        s += " ]";
        return s;
    }
}

Funcoes.java

package dominio;

import java.util.Random;

/**
 * Classe que define as funções usadas no AG
 *
 * @author pcollares
 */
public class Funcoes {

    private int numFuncao;
    private int maximoGeracoes;
    private double min;
    private double max;
    private int incremento;
    private double incrementoGrafico;
    private double minimoDaFuncao;

    public Funcoes(int numFuncao, double min, double max, int maximoGeracoes) {
        this.numFuncao = numFuncao;
        this.min = min;
        this.max = max;

        this.setMaximoGeracoes(maximoGeracoes);

        if (numFuncao == 8) {
            minimoDaFuncao = -12569.5;
        } else {
            minimoDaFuncao = 0;
        }

        incrementoGrafico = (Math.abs(min) + max) / 30;

    }

    public double resolve(double x[]) {
        double resultado = 0;
        switch (numFuncao) {
            case 1:
                resultado = f1(x);
                break;
            case 2:
                resultado = f2(x);
                break;
            case 3:
                resultado = f3(x);
                break;
            case 4:
                resultado = f4(x);
                break;
            case 5:
                resultado = f5(x);
                break;
            case 6:
                resultado = f6(x);
                break;
            case 7:
                resultado = f7(x);
                break;
            case 8:
                resultado = f8(x);
                break;
            case 9:
                resultado = f9(x);
                break;
            case 10:
                resultado = f10(x);
                break;
            case 11:
                resultado = f11(x);
                break;
        }
        return resultado;
    }

    private double f1(double x[]) {
        double resultado = 0;

        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            resultado += Math.pow(x[i], 2);
        }

        return resultado;
    }

    private double f2(double x[]) {
        double somatorio = 0;
        double produtorio = 0;
        double resultado = 0;

        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            somatorio += Math.abs(x[i]);
        }
        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            if (i == 0) {
                produtorio = Math.abs(x[i]);
            } else {
                produtorio *= Math.abs(x[i]);
            }
        }
        resultado = somatorio + produtorio;

        return resultado;
    }

    private double f3(double x[]) {
        double somatorio1 = 0;

        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            double somatorio2 = 0;
            for (int j = 0; j < i; j++) {
                somatorio2 += x[i];
            }
            somatorio1 += Math.pow(somatorio2, 2);
        }

        return somatorio1;
    }

    private double f4(double x[]) {

        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            x[i] = Math.abs(x[i]);
        }

        double maximo = x[0];

        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            if (x[i] > maximo) {
                maximo = x[i];
            }
        }

        return maximo;
    }

    private double f5(double x[]) {
        double resultado = 0;

        for (int i = 0; i < x.length - 1; i++) {
            resultado += 100 * Math.pow((x[i + 1] - Math.pow(x[i], 2)), 2) + (Math.pow(x[i] - 1, 2));
        }

        return resultado;
    }

    private double f6(double x[]) {
        double resultado = 0;

        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            resultado += Math.pow(x[i] + 0.5, 2);
        }

        return resultado;
    }

    private double f7(double x[]) {
        double resultado = 0;

        Random r = new Random();

        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            resultado += (i + 1) * Math.pow(x[i], 4) + r.nextDouble();
        }

        return resultado;
    }

    private double f8(double x[]) {
        double resultado = 0;

        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            resultado += (x[i] * -1) * Math.sin(Math.sqrt(Math.abs(x[i])));
        }

        return resultado;
    }

    private double f9(double x[]) {
        double resultado = 0;

        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            resultado += Math.pow(x[i], 2) - 10 * Math.cos(2 * Math.PI * x[i]) + 10;
        }

        return resultado;
    }

    private double f10(double x[]) {
        double sum1 = 0.0;
        double sum2 = 0.0;

        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            sum1 += (x[i] * x[i]);
            sum2 += (Math.cos(2 * Math.PI * x[i]));
        }

        return (-20.0 * Math.exp(-0.2 * Math.sqrt(sum1 / ((double) x.length)))
                - Math.exp(sum2 / ((double) x.length)) + 20.0 + Math.E);
    }

    private double f11(double x[]) {
        double resultado;
        double somatorio = 0;
        double produtorio = 0;

        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            somatorio += Math.pow(x[i], 2);
        }

        for (int i = 0; i < x.length; i++) {
            if (i == 0) {
                produtorio = Math.cos(x[i] / Math.sqrt(i + 1));
            } else {
                produtorio = produtorio * (Math.cos(x[i] / Math.sqrt(i + 1)));
            }
        }

        resultado = (((1 / 4000) * somatorio) - produtorio) + 1;

        return resultado;
    }

    public double getMin() {
        return min;
    }

    public double getMax() {
        return max;
    }

    public int getIncremento() {
        return incremento;
    }

    public int getMaximoGeracoes() {
        return maximoGeracoes;
    }

    public void setMaximoGeracoes(int maximoGeracoes) {
        this.maximoGeracoes = maximoGeracoes;
        incremento = maximoGeracoes / 20;
    }

    public double getMinimoDaFuncao() {
        return minimoDaFuncao;
    }

    public double getIncrementoGrafico() {
        return incrementoGrafico;
    }

    public int getNumFuncao() {
        return numFuncao;
    }

    @Override
    public String toString() {
        return "F" + numFuncao + "(x) :: [" + min + "," + max + "] :: fmin=" + minimoDaFuncao;
    }
}

Conclusão

Foi possível atingir alguns ótimos de algumas funções, observado que são funções caras, tanto calcular suas aptidões quanto a convergência são tarefas relativamente demoradas.

Porém o objetivo foi cumprido, e a experiência de otimizar minha própria aplicação foi proveitosa.
[]'s

Deixe um comentário